UTMs e Google Analytcs

MÓDULO GOOGLE ANALYTCS

Nossa equipe do IEC Digital leva muito sério as métricas e tomada de decisão baseada em dados (Data Driving) no processo de marketing. E Google Analytcs é uma ferramenta importantíssima para a coleta de dados neste quesito.

Dentro do Google Analytcs você encontrará por exemplo um módulo sobre detalhes dos visitantes em tempo real, detalhes gerais sobre o público, detalhes gerais sobre o tráfego (aquisição), detalhes sobre o comportamento do público, incluindo gráficos de fluxo de navegação, indicadores conversões, incluindo a criação de metas para acompanhamento.

Mas o que são UTMs e o que isso tem a ver com o Google Analycs?

UTM é uma sigla para o termo Urchin Tracking Module e possui esse nome por ter sido criada inicialmente para ser utilizada na ferramenta de análise de tráfego Urchin Software. A empresa que desenvolveu essa plataforma, a Urchin Software Corporation, foi comprada pelo Google em 2005 e deu origem ao Google Analytics que conhecemos hoje. Como o próprio nome diz, as UTM funcionam como marcadores que quando adicionados em determinada URLpodem rastrear os cliques, indicando a sua origem.

Com o uso dos UTMs você poderá saber exatamente o resultado e detalhes de cada campanha, através de relatórios do Google Analytcs.

Como criar UTMs?

Todo link enviado em uma campanha deve ser configurado com a ajuda do link de criação de UTMs da Google: https://ga-dev-tools.appspot.com/campaign-url-builder/

Dados a serem preenchidos:

  • Website URL (obrigatório): A URL que será enviada no link, terminada com /. Exemplo: www.iecdigital.com.br/
  • Campaign Source (obrigatório): Significa “fonte de campanha” – aqui você preenche a origem de tráfego. Sugestões: Facebook, Adwords, Leadlovers, Mailchimp, Instagram…
  • Campaign Medium (obrigatório): Significa “mídia da campanha”. aqui você deve colocar que tipo de mídia o cliente está vendo na hora do clique, como por exemplo banner, imagem, email, vídeo, post, link de afiliado, stories..
  • Campaign Name (obrigatório): Coloque aqui o nome do produto que está vendendo,  ou o slogan usado na campanha, como por exemplo: Dia dos namorados. Este é o primeiro que vai aparecer no analytcs, por isso posso colocar a informação mais importante. Ideal começar com data: Ex: 19072019-AniversarioRicardo
  • Campaing Term: este não é obrigatório. Aqui pode colocar palavras chave separadas pro espaço ou vírgula. Geralmente não utilizamos esta parte.
  • Campaing Content: Significa conteúdo da campanha. Posso usar o exato nome que está no anuncio, por exemplo. Titulo do anuncio.

Após digitar estas configurações basta verificar a url criada abaixo, e clicar no botão “copy url” ou a opção lateral para criar uma url curta.

Como encontrar os UTMs no relatório do Google Analytcs?

  • Ao acessar o Google Analytcs. Vá até AQUISIÇÃO / CAMPANHAS / TODAS AS CAMPANHAS.
  • Na parte superior da página, defina a janela de tempo da busca, para encontrar as campanhas desejadas.
  • O relatório será gerado em uma tabela cuja primeira coluna se chama “Campanha” – e nesta coluna aparecerão os títulos que você configurou na UTM Campaing Name.
  • Se   clicar em algum dos titulos relacionados, será abeta uma nova tabela com outros itens de UTM da campanha clicada (Source / Medium).
  • Além disso você terá a opção de listar pelo source, médium, name, term. Basta No topo da tabela, em “DIMENSÃO PRINCIPAL”, escolher “AQUISIÇÃO”, e a opção “CONTEÚDO DE ANÚNCIO”

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Ricardo Ribeiro
Analista de Marketing e Fundador
www.iecdigital.com.br

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