Planejamento através da técnica 3Q1POC

Divulgar e comunicar não pode ser feito ao acaso. Essas ações têm de ter um porquê, têm de ter um como. Enfim, é preciso existir um processo.

Existem ferramentas que auxiliam na definição de todos os passos da execução da divulgação. Uma delas é a 3Q1POC, uma técnica que ajuda os empresários a entender melhor o que e por que pretendem divulgar, subsidiando as ações de elaboração da mensagem e o planejamento dos gastos.

Veja por que a técnica recebe o nome 3Q1POC:

Q – o que comunicar: Qual é a mensagem? Você pode falar do lançamento de um novo produto ou serviço, novas promoções, uma ampliação ou inauguração, novos horários de atendimento, novos pontos de venda etc.

Q – para quem comunicar: Qual é o público-alvo? Conhecer o perfil, as necessidades e as expectativas do seu público é fundamental para você escolher a linguagem mais adequada para a ação de divulgação.

Q – quando comunicar: Qual é o período e a frequência? A divulgação deve ser feita sempre que surgir uma oportunidade interessante para que sua marca seja lembrada pelo seu público. Planeje quando e por quanto tempo a divulgação será feita.

P – por que comunicar: Qual é o objetivo? Você precisa conhecer o motivo pelo qual você busca divulgar. A divulgação deve ser feita não somente com
o objetivo de aumentar as vendas, mas também para fixar a marca da empresa, para passar informações ao mercado ou sempre que houver necessidade.

O – onde comunicar: Qual é abrangência geográfica? É importante você identificar onde está localizado o seu público, para que sua divulgação não perca o foco.

C – como comunicar: Qual é o código e o meio? Você deve definir a forma e a ferramenta pela qual você fará a divulgação: que meios ou mídias você utilizará,
como será feita a divulgação.

Ricardo Ribeiro
Analista e Consultor de Marketing
www.iecdigital.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *