A importância da análise de dados no marketing

Estamos certamente diante de uma evolução no marketing mundial. A inclusão do “digital” mudou a forma das agências fazerem marketing. De um lado as agências tradicionais agregaram o marketing digital a seus serviços, e do outro lado o surgimento de profissionais especializados em impulsionamentos, consultorias de lançamentos e marketing de conteúdo.

Todos os profissionais citados acima tem sua função e importância no mercado, desde que não esqueçam de uma premissa fundamental no que chamamos de “marketing responsável”: a análise de dados.

Todas as decisões de uma campanha de markueting devem ser baseadas em pesquisas minuciosas para levantamento de dados detalhes sobre os produtos, transformações propostas ao cliente, dores do cliente, públicos segmentados, gatilhos emocionais, tipos de campanhas, modelo de marketing a ser aplicado, nível de consciência do cliente acerca do produto, precificação, linha editorial, ticket médio, comportamento dos clientes,etc.

Estes dados quando analisados e explorados devidamente garantirão uma campanha focada, objetiva que levará a audiência diretamente à conversão no menor tempo possível.

Não suficiente, durante o processo – entre tráfego, engajamento e conversão do cliente – devem ser analisados os comportamentos e fluxo dos clientes, de modo a ajustarmos um novo processo, melhorando cada vez mais a proposta para novas campanhas.

No final de cada campanha deve ser analisado o retorno sobre o investimento do cliente, o tempo de vida do cliente diante, o custo por venda, a taxa de conversão, o custo por clique, a frequencia de visualização em cada página, os erros e acertos, quantas pessoas entraram em cada página, quantas converteram em compra, quantas emitiram boleto, quanto foi gasto em cada fonte de tráfego, etc.

O objetivo de um marketing responsável é fazer o cliente vender o produto, vender para mais pessoas, vender pelo melhor preço e vender o máximo de vezes possível. E a análise e acompanhamento de dados é a principal ferramenta para a decisão de como, onde e quando as campanhas serão feitas.

Isso faz sentido para você?

Esta é a proposta do IEC Digital. Oferecer uma proposta de marketing responsável tendo a análise e consultoria de dados como fatores imprescindíveis para o sucesso e os resultados esperados pelo cliente.

Agende uma conversa conosco,

Ricardo Ribeiro
Analista e Consultor de Marketing
www.iecdigital.com.br

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