Os 4 Ps do Marketing – produto, preço, promoção e praça

Os 4 Ps do marketing também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.

Dependendo do autor do artigo ou livro, os nomes podem variar: Mix de Marketing, Composto de Marketing.

Mas, salvo as variações na nomenclatura, o nervo central permanece inalterado: os 4 Ps do marketing são os pilares básicos de toda e qualquer estratégia.

1. Produto

  • Precisa ser a solução que o cliente espera, e não o que você gostaria de vender.
  • Por quem, como, quando e onde será utilizado?
  • Tem um ciclo de vida, dividido entre introdução, crescimento, maturidade e declínio.
  • Precisa ter uma identidade visual e marca definidos.
  • Precisa ter uma proposta única de valor; um diferencial claro para o cliente
  • Mix de produtos: ter vários produtos, gerando assim diversas fontes de pagamento. Deste MIX deve-se saber quais são os 3 prudutos mais vendidos (curva ABC) e os produtos de cauda longa (aqueles que vendem pouco, mas o somatório de vanda deles se torna igual ou maior ao resultado da curva ABC)

2. Preço

  • Preço de introdução: é o primeiro preço de lançamento para testar, conquistar o mercado, atrair primeiros clientes.
  • Preço alto: dificulta para o cliente, mas gera percepção de diferenciado, valor, raro.
  • Redução de preço do produto principal: geralmente usada quando se agrega com venda de outros produtos do MIX.
  • Escala de preço: Venda de produtos diferentes em sequência, começando pelo de preço mais baixo.
  • Boi de piranha: Geralmente utilizada no varejo ou em e-commerce. Algum produto com preços baixíssimos para atrair movimento para a loja, com estratégias para vender produtos com preços mais altos. Geralmente usada por super mercados, varejistas de roupas, etc.
  • Recorrência: Trabalhar o Life Time Value (tempo de vida do cliente) através de programas de fidelidade, assinaturas. Exemplo: Netflix.
  • Observar o comportamento do cliente em relação ao preço do produto.
  • Qual o limite de preço suportado pelo cliente.
  • Trabalhar percepção de VALOR em relação ao preço.

3. Praça

  • Onde o público irá nos procurar?
  • Pontos de venda para varejistas
  • Pontos de venda para venda direta ao consumidor
  • Definição de canais para vendas digitais e ecommerce
  • OMNI: Canais integrados de venda
  • Estudo de logística
  • Merchandising

4. Promoção

Não tem a ver com a palavra “promoção” relacionada a descontos. Tem origem na palavra promover (propaganda e publicidade)

  • Quais os canais de promoção? TV, internet, impressos, marketing direto…
  • Relações públicas
  • Definição de calendário, no caso de produtos com mercado sazonal (variação de índice de vendas de acordo com datas específicas)

É isso! Espero que tenha ajudado a aumentar seu entendimento de marketing. Se você precisa de um suporte, consultoria ou análise em seu negócio, entre em contato conosco!

Ricardo Ribeiro
Analista e Consultor em Marketing
www.iecdigital.com.br
(21) 981116787

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