Como funciona um lançamento meteórico?

Lançamento meteórico é uma técnica de marketing que estimula um processo de vendas através de uma campanha de WhatsApp. Este modelo foi criado tendo como base o efeito “black friday” – aquela fila que as pessoas fazem nesta ocasião, esperando ansiosamente pela abertura das portas da loja, para que aproveitem os descontos enquanto ainda existe oportunidade.

Apesar de ter como inspiração o “black friday”, o lançamento meteórico diferencia-se pelo fato de poder ser aplicado em qualquer época do ano, e não depender de um ponto de venda físico: o processo é todo feito pelo WhatsApp, através das seguintes etapas:

  1. Captação de leads qualificados: é uma etapa de pré-lançamento onde convidamos para um “grupo secreto do whatsapp” pessoas que já tem interesse em nosso produto, e que se interessem por uma mega promoção – a qual só falaremos depois” – importante é que o grupo tenha no mínimo 150 pessoas, e podem ser feitos vários grupos para o lançamento. Há estratégias para atrair este público qualificado. Esta captação deve ser feita na semana anterior ao lançamento, deixando claro que na “quarta feira da semana seguinte” notificaremos a grande oportunidade.
  2. Moderação do grupo: há técnicas específicas para administrar este grupo na semana anterior, evitando problemas como spam, comentários indesejados, etc. Uma moderação inexperiente pode comprometer toda a campanha.
  3.  A semana do lançamento:
  • Segunda feira: é publicada a regra do grupo três vezes no dia, e um vídeo curto sobre o produto será apresentado, com o preço oficial e um aviso de “aguardem, pois quarta feira faremos um anúncio único e exclusivo para este grupo”. Este vídeo é repleto de gatilhos.
  • Terça feira: Ainda teremos pessoas entrando no grupo, por isso repetimos o processo da segunda. De maneira alguma adiantamos detalhes da super oferta (nada de spoiller rsrs).
  • Quarta feira: É o grande dia! É onde apresentamos uma oferta irresistivel, um desconto especial relevante, acompanhado de bônus especiais, e bastante gatilho mental, inclusive o de escassez. Mas o carrinho de vendas só será aberto na quinta (para aumentar a expectativa). Neste momento as pessoas já ficarão desesperadas pela aquisição. A quarta é um dia especial para tirar dúvidas sobre o produto, mostrar provas sociais, etc. O moderador precisa ter bom conhecimento de vendas e marketing digital. Avisar que na quinta as 9 da manhã o carrinho será aberto, e que as 19 o carrinho será fechado.
  • Quinta feira: Exatamente as 9 da manhã o link de compra é enviado. Sempre que alguém enviar um comprovante de compra, deve ser feita uma “festa” e uma notificação de que esta pessoa está sendo imediatamente proMOVIDA para um grupo exclusivo. E as vendas vão acontecendo magicamente. Geralmente há um boom de vendas no primeiro horário de dia, outro no horário do almoço e outro no final do dia.
  • Sexta feira: Pode ser feito um downcell, oferecendo um produto mais barato, ou alguma outra orientação. Depois disso agradece a todos e cancela o grupo.

Importante! Lendo o texto acima, tudo parece muito fácil, mas para cada etapa exitem técnicas e expertises que precisam ser aplicadas por um profissional no assunto.

Se você tem algum tipo de produto e acredita que possa fazer um lançamento meteórico, entre em contato com o IEC Digital. Podemos te oferecer uma consultoria detalhada ou até mesmo assumir a linha de frente da campanha. temos certeza que poderemos te ajudar com grandes resultados!

Fale conosco! WhatsApp Business 21 981116787

Ricardo Ribeiro
Analista e Consultor em Marketing
www.iecdigital.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *