Quanto custa seu cliente? Entenda melhor o CPV e saiba quanto investir em mídias sociais

Você já parou para pensar que todo cliente tem um preço? Na verdade toda venda tem um preço. Esta é uma das consciências que nós profissionais de marketing precisamos desenvolver na cabeça do empreendedor.

Quanto foi investido em marketing para um determinado cliente concluir a compra de um determinado produto? Isso se chama CPV: custo por venda.

Isso pode variar de acordo com o tipo de produto ou serviço, mas poderíamos dizer que este custo varia entre 5% e 20% do valor do produto final. Por exemplo, se você vende um produto de 500 reais, será necessário gastar entre 25 e 100 reais em marketing para trazer o cliente até um fechamento.

Se o CPV está alto, temos que trabalhar estratégicas para diminui-lo, até encontrar o CPV ideal. Isso faz sentido para você?

Outra coisa. Imagine que o custo por venda de um produto de 500 reais é 50 reais (10%) e você precisa vender 1000 produtos em 30 dias. Isso significa que você precisaria investir 1000 x R$ 50 em marketing para alcançar este resultado. Isso seria R$ 50.000. Pode parecer um valor alto de investimento, se você não considerar o resultado final: um faturamento de 1000 x R$ 500.000 (quinhentos mil reais).

Partindo destas informações acima, fazermos algumas perguntas:

  1. Qual sua meta de venda?
  2. Qual o custo médio por venda? (CPV)
  3. Quanto você precisaria investir em marketing para obter este resultado?
  4. Quanto você está disposto a investir no momento?
  5. Qual o resultado que seu investimento vai te gerar?
  6. O que você pode fazer para melhorar esta equação?

Como saber qual o seu Custo por Venda?

Invista um valor menor em marketing, 1000, 2000, 3000 reais. Com este valor faça três ou quatro campanhas com ajustes diferentes, e observe qual gerou mais vendas.

Faça o calculo de quanto foi gasto na que gerou mais vendas, baseado em quantas vendas foram feitas. Por exemplo: Investiu 1000 reais em campanha no facebook gerando 20 vendas. O CPV foi 1000/20 = R$ 50,00. Com este valor definido, repita a campanha multiplicando este valor pelo número de vendas que deseja fazer, e analise os resultados.

Se precisar de suporte de um especialista para este processo, entre em contato conosco.

Ricardo Ribeiro
Analista e consultor em marketing
Master Coach Trainer
www.iecdigital.com.br

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