Um pouco sobre Marketing de Guerrilha

A estratégia é utilizada por empresas que desejam promover produtos e serviços de forma pouco convencional, criando uma experiência memorável no consumidor. Quando aplicada ao marketing, essa ideia descreve campanhas inesperadas, que são realizadas com mais criatividade do que orçamento.]

Para uma campanha de marketing de guerrilha ser bem-sucedida, não é necessário gastar grandes quantias em dinheiro. Mais importante é ter criatividade e energia. É por isso que ações desse tipo são feitas muitas vezes em lugares públicos, de grande circulação de pessoas, como shopping centers, parques e praias.

Apesar de ser conhecido na atualidade por campanhas que viralizaram online, o marketing de guerrilha surgiu antes da internet, nas mídias tradicionais. O conceito foi criado pelo escritor norte-americano Jay Conrad Levinson, que em 1984 publicou o livro Guerrilla Marketing.

Para criar o conceito, o autor se inspirou nas técnicas utilizadas pelo Vietnã do Norte durante a Guerra do Vietnã. Como dispunham de bem menos recursos que o Vietnã do Sul, que tinha os Estados Unidos como aliados, os norte-vietnamitas utilizavam estratégias para combater e atrasar os inimigos.

Com o abandono de canais mais tradicionais, a ideia foi migrando também para o ambiente virtual. Hoje, a garantia de sucesso de uma campanha de marketing de guerrilha é a viralização nas redes sociais.]

Cases:

A marca de antipulgas Frontline colocou no chão do primeiro piso de um shopping na Indonésia uma imagem gigante de um cão se coçando.

Os clientes do estabelecimento podiam caminhar normalmente sobre a figura, mas, quando vistos do segundo piso, suas cabeças pareciam pulgas no cachorro.

marketing de guerrilha - frontline

Ikea

Para provar a qualidade dos seus móveis e produtos de decoração, que têm fama de descartáveis, a Ikea decorou partes do metrô de Paris com sofás e abajures.

Os passageiros puderam testar o mobiliário por duas semanas.

marketing de guerrilha - ikeamarketing de guerrilha - ikeamarketing de guerrilha ikea

 

Uma estratégia de marketing de guerrilha bem conectada ao marketing digital pode gerar uma boa “viralização”, aumentando assim o conhecimento da marca, a autoridade,  e principalmente, o resultado em vendas.

Vamos pensar em criar uma campanha de marketing de guerrilha para seu negócio? Tudo começa com um bom bate papo. Que tal?


Ricardo Ribeiro

Analista e consultor em marketing
www.iecdigital.com.br
21 981116787

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *