Tá faltando PROVA SOCIAL em suas publicações e propagandas?

No marketing digital, a prova social é utilizada como uma técnica para conversão, através de persuasão. A prova social é algo que demonstra a expressão, opinião de pessoas reais sobre o consumo ou a utilização de determinada coisa, podendo ser produtos, serviços, entre outras. A prova social pode ser um depoimento de consumidores, relato de utilização, experiência obtida, opinião e pontuação através de formulários, demonstração de satisfação nas redes sociais, entre outras coisas.

A prova social é um dos mais importantes gatilhos de persuasão, e devem aparecer sempre onde seu produto ou sua marca aparecem.

Sabe quando você procura opinião ou relatos de outras pessoas sobre um site, uma marca, produto ou personalidade que você ainda não conhece? Sua intenção é tirar uma base das experiências anteriores de pessoas reais, não é mesmo? A finalidade pode ser das mais variadas, mas geralmente essa atitude é tomada para prevenir possíveis danos, fraudes e experiências ruins, no geral.

Algumas dicas de prova social que você pode aplicar na sua landing page, no site, nos anúncios das redes sociais, nas postagens, nos seus lançamentos digitais, etc:

  1. Colete testemunhos (depoimentos) de clientes satisfeitos e coloque em lugares estratégicos. É importante salientar que o público precisa se identificar com o personagem da prova social. Não faz sentido uma pessoa de uma classe social ser mostrada como prova social em um anuncio para outra clase, por exemplo.
  2. Invista dinheiro para captar seguidores para suas redes sociais. Muitos seguidores também são prova social. Se você é uma marca poderosa, que sentido tem ter 100 seguidores no facebook ou no instagram?
  3. Explore comentários. Sempre que publicar um artigo ou vídeo, estimule a audiência para comentar. Comentários mostram envolvimento, e envolvimento é prova social.
  4. Crie alguma estratégia que faça as pessoas falarem de seu produto ou negócio nas redes sociais.

 

É isso aí! Vamos trabalhar os gatilhos de Prova Social em seus canais? Estamos aqui para ajudá-lo a fazer isso.

Ricardo Ribeiro
Analista e consultor em marketing
www.iecdigital.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *