O grande VACILO dos LOJISTAS em relação ao MARKETING

Nesta era digital em que vivemos, é triste passar pelas ruas e encontrar lojas vazias, com os tradicionais vendedores (até mesmo os donos) esperando que a sorte atraia um cliente para dentro da mesma. Recentemente eu passei na porta de uma loja e “por acaso” olhei para dentro. Alguém lá de dentro gritou: “oba” – quase que implorando para que eu entrasse na mesma.

O mundo mudou. As pessoas estão na internet, e precisam ser impactadas no virtual para comprarem no real. Existem estratégias inteligentes de marketing digital para atrair seu cliente até o PDV (ponto de venda). Isso não pode ser feito de forma amadora; o marketing precisa ser administrado por um profissional. Não apenas alguém que sabe “fazer anúncios no Facebook” – o lojista precisa de alguém que entenda de marketing, de técnicas de persuasão, de análise de dados, etc.

Dores comuns de lojistas em relação ao marketing digital:

  • Ausência de um site funcional, com pixels de rastreamento, captação de emails, chamadas para ação e gatilhos mentais. A maioria dos negócios “nem site tem”.
  • Ausência de um responsável pelo gerenciamento das mídias sociais. Saber o que postar, como postar, onde postar e quando postar, criando assim autoridade e consciência do público acerca do produto.
  • Ausência de campanhas digitais: não fazem marketing direto (lançamentos digitais), não conhecem estratégias de vendas em massa pelo WhatsApp (como o lançamento meteórico), não exploram calendários para campanhas sazonais, captação de público, remarketing, campanhas de retenção do cliente como membro indica membro, cupons, etc.
  • Dificuldade para criação de artes digitais, ausência de identidade visual, logotipo, etc.

O que fazer?

O lojista precisa criar IMEDIATAMENTE uma ponte que uma o virtual ao ponto de venda através do marketing digital. Mas deve acima de tudo ter cuidado com os “falsos marketeiros” – aqueles que sabem fazer configurações de anúncios, mas não entendem detalhes sobre os bastidores da criação  de campanhas, não entregam relatórios e não objetivam o ROI (retorno sobre o investimento).

Nós da IEC Digital conhecemos cada etapa do processo de marketing. Antes de formatarmos uma campanha, gastamos tempo conversando com o empresário para entender os mínimos detalhes para a criação de uma campanha realmente produtiva.

Você é lojista e está cansado de jogar dinheiro fora com folhetos ou perder seu precioso tempo aguardando os clientes entrarem na sua loja? Vamos bater um papo sobre o futuro? Entre em contato conosco!

Ricardo Ribeiro
Analista e consultor em marketing
www.iecdigital.com.br
WhatsApp 21 981116787

 

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