4 erros para não cometer ao investir em marketing para contadores

Aqui, por fim, vamos listar 4 erros fatais que não devem ser cometidos por profissionais de contabilidade sobre marketing. Vamos falar de:

  1. ações aleatórias de marketing;
  2. criar perfis em todas redes sociais;
  3. ter medo de vender;
  4. falar mais do que ouvir.

1. Ações aleatórias de marketing

É preciso que fique claro que marketing é uma metodologia séria e seus resultados não acontecem da noite para o dia. Para ter resultados eficientes, é preciso ter esforço, dedicação e comprometimento, além de uma estratégia consistente.

Caso o escritório opte por ações aleatórias de marketing, pode estar perdendo dinheiro. Isso sem falar que é algo sem intenção, propósito ou responsabilidade. É preciso ter objetivos e metas claras, que por sua vez devem estar alinhados com a missão, os valores e a visão da empresa.

2. Criar perfis em todas redes sociais

Não faz o menor sentido dar tiro para todos os lados. Quando o assunto é redes sociais, é essencial que o escritório de contabilidade conheça o perfil dos seus clientes para apostar nas mídias que essas pessoas marcam presença. Qual o sentido de abrir uma conta no Twitter se lá você não conseguirá prospectar novas pessoas para contratarem seus serviços?

Esteja, portanto, muito consciente em relação a essa questão. Ter presença em todas as redes sociais, em vez de ajudar, pode atrapalhar. Pode ser um esforço precioso que está sendo direcionado para algo totalmente improdutivo. Selecione aqueles canais que o seu público mais tem afinidade e concentre suas ações neles. Dessa forma, você aumenta suas chances de sucesso.

3. Ter medo de vender

Esse tópico já fala por si só, não é verdade? No entanto, é algo que precisa ser destacado, pois existem empresas que têm receio de vender. Mesmo que você seja um profissional que não tenha o dom da venda, saiba que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Além disso, é possível que a empresa cuide bem do processo comercial e contrate pessoas hábeis na arte de fechar bons negócios.

O que não pode ser feito é corpo mole para acompanhar e direcionar a aquisição de novos clientes. Um efetivo plano de marketing, por exemplo, contribui para que o potencial cliente seja conduzido dentro da jornada de compra — desde o momento que ele tem o primeiro contato com o escritório, até a hora de a venda ser fechada — de forma consistente e efetiva.

4. Falar mais que ouvir

Para os pequenos empresários é natural gostar de falar sobre a empresa. Mas, na hora de estabelecer contato com os clientes, é imprescindível que o contador tenha foco no total nos problemas que as pessoas estão precisando resolver.

Isso permitirá compreender de forma profunda todas as necessidades e os motivos que levaram os potenciais clientes a buscar seu escritório. Com esse conhecimento, você terá muito mais condições de oferecer serviços mais alinhados com o perfil das pessoas. Além disso, é um ótimo momento para estabelecer um relacionamento mais próximo e direto.

Como mostramos ao longo deste artigo, existe um mundo de oportunidades no marketing para contabilidade. Com disposição e criatividade, é possível criar um plano e praticar ações que serão essenciais para conquistar seus objetivos, bater suas metas e otimizar seus resultados como um todo. Agora que você já sabe o que fazer, é o momento de colocar todas essas dicas em prática e fazer acontecer.

 

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