Conceitos importantes de marketing para contadores

Neste tópico, vamos abordar quais são os principais conceitos de marketing para contadores. Citaremos:

  • planejamento estratégico;
  • público-alvo;
  • mix de marketing;
  • prospects;
  • segmentação de mercado;
  • diferenciação.

Planejamento estratégico

Se você não sabe para onde vai, qualquer lugar serve, não é verdade? Por isso, é muito importante que o seu escritório crie um planejamento estratégico de marketing. Trata-se de um documento utilizado para guiar as ações da empresa, em busca de objetivos específicos.

No planejamento, deverão estar contidas informações sobre o mercado, os concorrentes e as atividades que deverão ser desenvolvidas. Em outras palavras, é um norte que será essencial para o escritório concretizar as metas estabelecidas.

Público-alvo

Definir um público-alvo claro para o seu escritório de contabilidade é essencial para que as suas ações sejam direcionadas para as pessoas certas. É importante que os seus esforços de marketing visem somente seus atuais e eventuais futuros clientes.

Portanto, o ideal é trabalhar sempre em busca de perfis que tenham identificação e que precisam ou precisarão dos seus serviços.

Mix de marketing

Trata-se de uma estratégia muito conhecida no universo do marketing — também chamada de 4 Ps do Marketing. São eles:

  • produto: aquilo que é oferecido ao mercado. No caso, são os serviços de contabilidade;
  • preço: é o valor praticado pelos seus serviços;
  • praça: o local em que seu escritório atua;
  • promoção: a comunicação e o marketing dos serviços. O objetivo é informar e persuadir seus atuais e eventuais clientes.

Ao utilizar o mix de marketing, seu escritório terá um direcionamento muito mais efetivo.

Prospects

Prospects nada mais são do que os potenciais clientes. Isto é, uma pessoa que possivelmente tem interesse em contratar sua empresa. Desse modo, o seu escritório colocará ações em prática para conquistar clientes.

O ato de prospectar deve ser feito por vendedores especializados, mas também pode ser adaptado pelos profissionais de contabilidade.

Segmentação de mercado

A segmentação de mercado tem o objetivo de mapear grupos específicos. No caso dos contadores, essa estratégia ajuda a criar ações de comunicação e marketing direcionadas para perfis específicos.

Um escritório de contabilidade pode, por exemplo, ter como clientes empresários de pequeno ou grande porte, mas as estratégias de marketing em relação a eles devem ser diferentes.

Diferenciação

A diferenciação é um conceito estratégico e essencial para qualquer empresa que quer se posicionar no mercado em um contexto de crescimento contínuo e sustentável.

Ela pode ser conceituada como um conjunto de vantagens competitivas que o tornem único e especial no mercado. Entender essa questão é muito importante para o escritório se consolidar perante a concorrência.

Esses conceitos essenciais do universo do marketing casam de forma perfeita com algumas ferramentas, que veremos a seguir.

 

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