Ferramentas de marketing para contadores

Aqui, vamos abordar quais são as melhores ferramentas de marketing para auxiliar os contadores a conduzir o negócio e ajudar o escritório a crescer. Vamos destacar:

  • análise SWOT;
  • benchmarking;
  • pesquisas de marketing;
  • CRM (Customer Relationship Management);
  • Mailing.

Matriz SWOT

A matriz SWOT é um acrônimo para Strengths (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por meio de cada ponto é possível compreender melhor a empresa e seus produtos e serviços. Trata-se de uma análise do ambiente no qual o negócio se encontra.

Por meio da SWOT, você pode avaliar o ambiente interno (forças e fraquezas), identificando as fortalezas e os pontos de melhoria, e o ambiente externo (ameaças e oportunidades), reconhecendo aquilo que pode ser prejudicial ou favorável. A intenção da SWOT é identificar todos os prós e contras para fazer com que a empresa cresça ou minimize riscos.

Benchmarking

O benchmarking é uma estratégia muito comum utilizada no universo dos negócios. Por meio dele, é possível fazer um comparativo entre sua empresa e outras que apresentam resultados melhores. O objetivo é analisar e identificar as melhores práticas de mercado, que podem ajudar seu escritório a conquistar um desempenho cada vez melhor.

Um bom processo de benchmarking pode incluir ideias, processos operacionais, entre outras questões. Embora utilize os concorrentes como comparativo, a prática também pode analisar outros setores de atuação, contanto que as ideias sejam aplicadas à sua realidade.

Pesquisas de marketing

As pesquisas de marketing são realizadas por meio da coleta e análise de dados e das descobertas que podem interessar seu negócio. Isso pode ser feito, por exemplo, medindo o índice de aceitação das pessoas em relação ao seu serviço ou o índice de satisfação de um cliente.

Quando bem elaboradas e analisadas, as pesquisas podem ser muito úteis para o processo de tomada de decisões do escritório — se vale a pena abrir um novo escritório em determinado local, por exemplo.

CRM (Customer Relationship Management)

CRM nada mais é do que gestão de relacionamento com o cliente e trata-se de uma estratégia que tem foco em aumentar a satisfação, estreitar o relacionamento e fidelizar as pessoas que utilizam os serviços da sua empresa.

Por meio do CRM, é possível reunir dados sobre os clientes e utilizá-los de forma estratégica. Com isso, o escritório conseguirá oferecer melhores serviços, mais alinhados com as necessidades e os problemas dos clientes.

Mailing

O mailing é um banco de dados que conta com informações essenciais dos clientes — como nome, endereço, telefone, e-mail, idade etc. —, que podem ser utilizadas para estratégias de marketing direto. Entre os possíveis formatos de comunicação com o mailing, podemos destacar as correspondências, o telemarketing e os e-mails.

É possível informar para o cliente sobre algum serviço que precisa ser feito — por exemplo, lembrar sobre prazos para o envio da Declaração de Imposto de Renda — ou mesmo para reforçar o relacionamento, fazendo com que a marca sempre seja lembrada.

Além dessas ferramentas tradicionais, é natural que o profissional de contabilidade tenha presença no universo online. Por isso, destacamos na sequência algumas das principais ferramentas de marketing digital para contadores.

 

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