Ah, ainda não sabe o que é uma Proposta Única de Valor ou PUV? É fácil: é um modelo de negócios que é focado em produtos e serviços que criam algum valor para os clientes das empresas.
E, mais do que isso, fazer com que sua audiência e todas as pessoas do seu mercado possam reconhecer você como a única opção para eles.
Mais que uma expectativa, você precisa fazer com que seu público queira algo que só você pode dar. Essa será a sua proposta única de valor.
A Proposta Única de Valor é o conjunto de características e argumentos persuasivos que mostram claramente porque os clientes devem escolher você a sua marca.
Abaixo vamos mostrar exemplo de Proposta Única de Valor de grandes empresas para você entender, exatamente, do que estamos falando. É algo que só você e mais ninguém, mais nenhuma outra marca, pode dar.
Veja algumas propostas de valor de marcas que conseguiram ocupar um espaço único na mente da sua audiência…
- Apple MacBook – “Leve. Anos á frente”.
- Mail Chimp – “Envie e-mails melhores”.
- Evernote – “Lembre de tudo”.
- Spotify – “Sua vida com trilha sonora”.
- Uber – “A maneira mais inteligente de andar por aí”.
Em um mercado tão amplo e com pessoas com cada vez menos paciência para fazer pesquisas, você precisa deixar claro o mais rápido possível porque o seu público deveria escolher você ao invés de todas as outras opções.
Essa é a ideia central do PUV.
As pessoas vão prestar atenção ao seu trabalho antes mesmo de se tornarem seus clientes. E uma parte importante de atrair a atenção das pessoas é com sua proposta de valor.
Elementos Fundamentais
- Relevância – como seu produto resolve os problemas do seu cliente.
- Valor Quantificado – entrega benefícios específicos.
- Diferenciação – mostra por que comprar de você ao invés do concorrente.
E para isso, esses elementos que vão estar na sua Proposta de Valor precisam responder as seguintes perguntas:
- Que produto/serviço sua empresa vende?
- Qual é o benefício de usá-lo?
- Quem é o seu público alvo?
- O que torna sua oferta única?
- O que ela precisa ter?
Outras características importantes da PUV são:
- Ela precisa ser fácil de entender para qualquer pessoa que a ler.
- Deve ter a linguagem do seu público, evitando termos técnicos e jargões.
- Tem que mostrar porque seu negócio é único!
- Precisa ser persuasiva: encante o público com seu trabalho.
Como desenvolver sua Proposta Única de Valor?
Você deve organizar a estrutura da sua proposta de valor antes de desenvolver a frase. Para isso, considere perguntas como:
- Qual a proposta de valor única que você tem a oferecer para o público?
- Quais pessoas você deseja alcançar com essa proposta única de valor?
- Quais os recursos serão necessários para colocar tudo em prática?
Separe outras informações também, mas de forma individuais, sendo:
- Produto – benefícios, características, experiência que seu produto oferece?
- Cliente – quais desejos, necessidades, medos você busca atender?
Ao final de todo esse processo, que é bastante rápido e simples, você com certeza terá uma proposta de valor feita sob medida para você e principalmente para conquistar ainda mais clientes.