Qual o TOM DE VOZ de sua marca na comunicação com o PÚBLICO?

 

Tom é aquilo que é percebido pela audiencia nas conversas individuais e nas interações cotidianas da marca. Para definir o tom de voz de uma marca, precisamos fazer o exercicio mental de enxergar a empresa como uma PESSOA e responder :

1. Que tipo de personalidade essa pessoa teria?

2. Quais adjetivos a descreveriam melhor? Por exemplo: positiva, sincera, engraçada, animada, simpática, inspiradora.

3. Tipo de linguagem: simples ou complexa, formal ou informal, divertida ou séria.

4. Qual a relação dela com o consumidor (relação de professor? Amigo? Relação de vendedor? Relação de entretenimento? Relação de informar)

5. Que tipo de sentimento queremos gerar no leitor! (importante!!!)

6. Existe alguma marca que tem uma personalidade parecida? Qual? Por que?

COM ESTAS RESPOSTAS DEFINIDAS, MONTAR UMA TABELA com as colunas:

1. Uma característica + descritivo da característica (nós somos) – Ex: Nós somos apaixonados (apaixonados pelo que fazemos e buscamos transparecer isso no conteudo que produximos)

2. O que a marca faria (fazemos): EX: Fazemos: mostramos emoção, mostramos conquistas, motivamos pessoas, valorizamos a jornada…

3. O que a marca jamais poderia fazer (não fazemos) – EX: Nao mostramos pessimismo, não falamos mal do concorrente, não entramos em polemica.

Esta tabela deve ser usada por toda equipe e por todas as pessoas que trabalham direta ou indiretamente com a gestão da marca, produção de conteúdo, copy.

Exemplo das tabela pronta:

Resultado de imagem para tabela tom de voz marca

Tenha certeza que seus redatores saibam como usar seu tom de voz. Reúna-se com seu time, mesmo que online, e apresente a tabela e o processo de construção do tom de voz. Revise com eles um conteúdo mostrando como ele ficaria se escrito com o tom de voz da empresa.

Revise a tabela de tom de voz sempre que a empresa passar por mudanças: sejam elas referentes a produto, à persona ou à estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *