O avatar é o personagem que uma marca cria para definir a personalidade e detalhes do seu cliente em potencial. As vezes para um único produto, é necessário trabalhar com três ou quatro avatares diferentes.
1. Recolher o maximo de informações de um determinado perfil de cliente:
Demografia:
sexo, idade, estado civil, endereço, e-mail, telefone, escolaridade, profissão.
Perfil social:
filhos, local de trabalho, rotina diária.
Psicológica:
sonhos, objetivos, medos, frustrações.
Cultural:
livros, música, programas de TV favoritos, ídolos, marcas que usa em geral.
Necessidades:
comida, água, roupas, abrigo, locomoção, higiene, segurança, amizade, família, auto estima.
Desejos:
objetos específicos ou bens materiais.
Aparência:
qual a aparência deste avatar. Se possível tenha uma foto ou desenho que permita visualizá-lo na mente.
2. Como conseguir estas informações?
– Estudando os clientes atuais.
– Conversando com alguns clientes em potencial.
– Analisando o mercado e até mesmo os concorrentes.
– Analisando pesquisas de mercado já analisadas, disponíveis na internet.
3. Mais de um avatar – geralmente um determinado negocio ou produto trabalha com dois, tres ou até cinco avatares, pois o mesmo produto pode alcançar perfis e publicos diferentes. Então é bom começar definindo dois ou três avatares, para que se possa “conversar” individualmente com cada um.
4. Dê nome ao personagem de cada avatar, e crie seu “perfil” de acordo com as respostas do tópico 1.
Exemplo:
AVATAR LUÍZA:
Mulher de 24 a 34 ano, solteira, que vive em cidades capitais, tem nivel médio de escolaridade e gosta de andar com roupas do tipo XXX porque frequenta locais do tipo YYY e se comunica constantemente com pessoas do tipo ZZZ.
Dentre seus principais gostos e sonhos destacam-se…
As marcas e moda admiradas por ela são…
Assuntos que chamam atençao dela…
Assuntos que ela odeia…
Quais seriam os dois principais avatares de seu negócio?